Cuidados especiais na Gestação

A gravidez não chega sozinha: com ela, ganhamos doses extras de energia, de amor e ternura…
E claro a gestante também merece alguns cuidados especiais em relação as varizes.
Você sabia que:
1)15% das gestantes apresentarão veias varicosas (geralmente no início do segundo trimestre).
2)Gestantes com mais de 35 anos apresentam um risco 4 vezes maior de desenvolver varizes quando comparadas com gestantes com menos de 29 anos.
3)Uma mesma gestante tem risco 2 vezes maior de desenvolver varizes em uma segunda gestação e se a mesma tiver familiares com histórico de varizes esse risco aumenta 6 vezes.
E isso ocorre devido a associação de três fatores: Fator Mecânico (compressão da veia cava inferior e veias ilíacas pelo útero gravídico). Fator Hormonal (Já no início da gestação há um aumento muito elevado de hormônios como, HCG, progesterona e estrógenos o que causa refluxo nas veias e aumento da pressão venosa). E o Fator Hemodinâmico (Em geral a gestante tem um aumento do seu volume sanguíneo em 30% e o volume minuto de sangue no útero gravídico chega a aumentar em 10 vezes no final da gestação, o que gera uma sobrecarga volumétrica nas veias pélvicas podendo causar sua dilatação). E as consequências dessas alterações serão varizes em membros inferiores, vulvares, dor, cansaço, inchaço, sensação de peso nas pernas, câimbras e aumento do risco de trombose venosa.
Mas calma… podemos minimizar muito essas queixas e dores… além do acompanhamento por um Ginecologista-Obstetra, deve ser também avaliada periodicamente por um Cirurgião Vascular. Inúmeros estudos já demonstraram que o uso de meias compressivas diminui muito os sintomas descritos acima, assim como melhora os efeitos hemodinâmicos diminuindo o risco de trombose venosa profunda nas gestantes, apesar de não prevenir o aparecimento de varizes.
Para pacientes que não apresentam nenhuma manifestação de varizes previamente a gestação utilizar meias de suave compressão e no decorrer da gestação caso apresente inchaço, dor ou queixas nas pernas, modificamos a compressão de acordo com a necessidade, mas é claro, cada gestante deve ser avaliada individualmente sobre suas necessidades e queixas.

Veja Mais

Posso ajudar?